msc logoInformações corporativas e Área de Imprensamenu icon

MSC Cruzeiros e Chantiers de l’Atlantique comemoram dois importantes marcos dos navios da classe World

10/04/2024

• A construção do terceiro navio da classe World já começou e terá o nome de MSC World Asia
  • MSC World America realiza teste de flutuação e entra na fase final de construção. Sua cerimônia de inauguração será em Miami, no dia 9 de abril de 2025

A MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique comemoraram ontem, durante o Seatrade Cruise Global, realizado em Miami, dois marcos importantes na construção dos futuristas e sofisticados navios da classe World.

O processo de construção do World 3, com entrega prevista para 2026, foi oficialmente iniciado com a cerimônia de corte do aço e, como tradição, a MSC Cruzeiros revelou o nome do novo navio – MSC World Asia. O nome segue o formato dos navios da classe World, que homenageiam diferentes continentes, simbolizando a essência global da MSC Cruzeiros. Embora os detalhes sobre onde o navio irá operar ainda não tenham sido revelados, a Companhia informou que o MSC World Asia apresentará toques de design exclusivos, além de experiências e características inspiradas no incrível continente asiático.

Enquanto isso, o MSC World America, atingiu outro marco importante com seu teste de flutuação, que aconteceu no dia 7 de abril, no estaleiro de Saint-Nazaire, na França. O navio ultramoderno entrou em sua fase final de construção para ser inaugurado oficialmente em 9 de abril de 2025, no novo terminal de última geração da MSC Cruzeiros, no Porto de Miami, com uma viagem comemorativa para a Ocean Cay MSC Marine Reserve. A ilha privativa da Companhia nas Bahamas abriga o Programa Super Coral da MSC Foundation e foi designada como “Hope Spot” pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos fundada pela renomada oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, em reconhecimento aos esforços de conservação na ilha.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros comentou: “O MSC World America é outro exemplo da incrível parceria profissional entre nós e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique, com quem projetamos cinco protótipos singulares e inovadores – sendo a mais recente a futurista classe World. Em cada navio, nos esforçamos para melhorar e aprimorar não apenas a tecnologia ambiental, mas também novos recursos que enriquecem a experiência do hóspede, à medida que projetamos a experiência de viagem do futuro. O MSC World Asia continua seguindo essa tradição e, com a importante cerimônia de corte do aço, temos o prazer de confirmar que ele oferecerá novos recursos ainda mais avançados e preparados para o futuro em termos de tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo, bem como novas experiências para os hóspedes.”

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique comentou: “Estamos muito orgulhosos de iniciar a construção do MSC World Asia. O terceiro navio da classe World contará com tecnologia inovadora, tornando-o um dos navios mais limpos e com maior eficiência energética do mundo. Ele representa a parceria a longo prazo e o compromisso da MSC Cruzeiros e do estaleiro Chantiers de l’Atlantique com o meio ambiente.”

O MSC World America promete um novo mundo dos cruzeiros com uma série de novos recursos enriquecedores e imersivos, especialmente projetado para todos os segmentos do mercado de cruzeiros, desde casais jovens até famílias multigeracionais. O navio proporcionará o conforto e a amplitude de experiências que os hóspedes esperam, ao mesmo tempo que oferece o design elegante europeu e de alta qualidade característico da MSC Cruzeiros.

Os navios da classe World distinguem-se pela sua silhueta surpreendente, uma proa característica, que sobe verticalmente da linha d'água, e uma popa em formato de Y que se abre para uma impressionante promenade ao ar livre. Esses navios são uma metrópole urbana ultramoderna em alto-mar, oferecendo um mundo de experiências diferentes – abrangendo 22 andares, com mais de 2.600 cabines e suítes, oferecendo mais de 40.000 m² de áreas públicas e apresentando o maior Yacht Club da MSC Cruzeiros até hoje. O exclusivo conceito de “um iate dentro de um navio” oferece níveis de conforto incomparáveis, com generosos espaços públicos que incluem lounge e restaurante privativos, suítes elegantes e áreas externas com solário, que abrangem dois andares, oferecendo uma vista panorâmica para o oceano.

O MSC World Europa e o MSC World America apresentam, atualmente, uma das menores pegadas de carbono da indústria de cruzeiros, de acordo com o Índice de Design de Eficiência Energética da Organização Marítima Internacional (EEDI) e o MSC World Asia será uma evolução desses navios de alto desempenho – com uma pegada de carbono ainda mais reduzida.

O MSC World Asia se tornará o quarto navio movido a GNL - Gás Natural Liquefeito - a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, e o GNL continua sendo visto como um caminho para a descarbonização marítima. O GNL fóssil oferece reduções imediatas de emissões de GEE em comparação com os combustíveis marítimos convencionais e um caminho direto para a utilização de substitutos renováveis, como o Bio-GNL e o GNL Sintético, que os navios movidos a GNL da MSC Cruzeiros estão prontos para utilizar, quando se tornarem comercialmente disponíveis em escala.

Os motores de combustão interna bicombustíveis de nova geração ajudarão a reduzir as emissões e o escape de metano em 30% em comparação com a tecnologia atual. A MSC Cruzeiros faz parte do projeto GREEN RAY, financiado pela União Europeia, que trabalha para minimizar o escape de metano, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser instaladas em navios já existentes e em novos. Os testes iniciais do novo conceito de combustão mostraram resultados encorajadores. As tecnologias serão testadas e demonstradas para uso em novos navios, bem como para modernização de navios existentes.

O MSC World America e o MSC World Asia, tal como todos os novos navios da MSC Cruzeiros, serão equipados com conectividade de energia proveniente de terra como padrão que, quando disponível no porto, reduz as emissões de gases de efeito estufa, permitindo que os motores do navio sejam desligados enquanto atracado. A tecnologia inteligente é usada em todo o navio para garantir que os hóspedes possam viajar com conforto, mantendo baixo consumo de energia e água. Um robusto programa de reciclagem a bordo minimiza o lixo e até as hélices são projetadas para reduzir o ruído e evitar perturbar a vida marinha.

Sobre o Chantiers de l'atlantique

Graças à experiência das suas equipes e à sua rede de subcontratados, combinada com tecnologia industrial de ponta, o Chantiers de l'Atlantique é um líder chave em projetos, integração, testes e entrega precisa de navios de cruzeiro, embarcações navais, subestações eléctricas para energia eólica e serviços de frota. A empresa é pioneira nos desafios de amanhã. Através de pesquisa e desenvolvimento, o Chantiers de l’Atlantique oferece navios com o mais elevado desempenho ambiental, bem como equipamentos para parques eólicos offshore, tornando-se um ator importante na transição energética global.