msc logoInformações corporativas e Área de Imprensamenu icon

Cruzeiros sustentáveis: Divisão de cruzeiros do Grupo MSC e Chantiers de l’Atlantique dão um grande passo com a entrega do MSC World Europa

24/10/2022

• A entrega do mais novo navio da MSC Cruzeiros aconteceu hoje no estaleiro da Chantiers de l'Atlantique, em Saint-Nazaire
  • O MSC World Europa é o navio de cruzeiro com melhor desempenho ambiental, até o momento, graças as tecnologias e soluções projetadas para reduzir o seu impacto ambiental
  • O navio incorpora tecnologia de célula de combustível com potencial de reduzir significativamente a emissão de CO2
  • Hoje as duas Companhias também cortam o primeiro aço e nomeiam o segundo navio da Classe World, o MSC World America que, quando entrar em serviço, terá como foco o mercado norte-americano

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o Chantiers de l’Atlantique celebraram hoje a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a GNL do mundo e um dos primeiros a incorporar a tecnologia de célula de combustível.  A cerimônia marcou o próximo passo dessa bem-sucedida parceria de longo prazo entre as duas empresas, que resultou na construção do mais inovador e avançado navio de cruzeiro em termos ambientais até o momento da frota da MSC Cruzeiros.

Além dos avanços significativos na redução de emissões atmosféricas e eficiência energética, o MSC World Europa também abre caminho para a adoção de combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos, assim que estiverem disponíveis em escala para o setor.

Uma contribuição conjunta para o futuro dos cruzeiros

O MSC World Europa é o primeiro navio da pioneira Classe World da MSC Cruzeiros. Ele é uma metrópole urbana ultramoderna flutuante, que representa o futuro dos cruzeiros e oferece um mundo de experiências diferentes que ultrapassam os limites do que é possível a bordo, estabelecendo, assim, um novo padrão para a indústria de cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Estamos orgulhosos por receber em nossa frota o MSC World Europa, nosso 20º navio e o primeiro a ser movido a GNL. Este navio inovador representa a próxima etapa em nossa jornada rumo a zero emissões líquidas e cruzeiros mais sustentáveis, além de ser um símbolo desses nossos compromissos.

“O MSC World Europa representa um grande avanço para nossa Divisão de Cruzeiros, nosso Grupo MSC e para a nossa indústria, com uma série de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marítimas, design e recursos centrados no hóspede. Este é o resultado de mais de quatro anos de trabalho envolvendo a MSC, o construtor Chantiers de l'Atlantique e nossos vários fornecedores que forneceram tecnologias e soluções ambientais e marítimas de última geração, bem como milhares de horas de treinamento para aqueles a bordo e nos portos”.

Vago concluiu: “Agora, mais do que nunca, precisamos de uma cooperação mais estreita entre fornecedores, governos e outros representantes dessa cadeia para complementar nossos investimentos contínuos e seguirmos em direção ao futuro de zero emissões liquidas que todos desejamos. As tecnologias inovadoras que criamos aqui para usar em nossos navios podem beneficiar toda a sociedade e não apenas a indústria de cruzeiros ou o setor de transportes em geral”.

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique, disse: “Atingimos um novo estágio na indústria de cruzeiros com o MSC World Europa, o maior navio já construído para uma armadora europeia. Ele está equipado com as tecnologias mais recentes para oferecer aos passageiros uma experiência de cruzeiro sem precedentes. Do ponto de vista tecnológico, o MSC World Europa, equipado com um sistema de propulsão a Gás Natural Liquefeito (GNL), apresenta um novo patamar de desempenho e eficiência na indústria de cruzeiros. Isso representa um marco importante na redução das emissões atmosféricas, pois o MSC World Europa é o navio com menos emissões de toda a indústria de cruzeiros [1].

O primeiro navio de cruzeiro a apresentar tecnologia de célula de combustível movida a GNL

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo a apresentar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC), movida a gás natural liquefeito (GNL). O navio incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que usará GNL para produzir eletricidade e calor a bordo de maneira altamente eficiente, por meio de uma reação eletroquímica. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos, oferecendo potencial de permitir soluções de propulsão híbridas no futuro.

“Prevemos que o SOFC reduzirá substancialmente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o motor convencional de GNL, sem produzir emissões de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Ele também tem a vantagem de não apenas ser compatível com GNL, mas também com combustíveis de baixo e zero carbono, como metanol verde, amônia e hidrogênio. Também poderíamos, no futuro, fazer a transição para GNL sintético ou outros combustíveis alternativos sem carbono”, diz Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.

GNL: um combustível de transição e o mais limpo disponível em escala atualmente

“Escolhemos o GNL por ser o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente, um combustível de transição à medida que procuramos obter e usar GNL sintético ou outros combustíveis alternativos sem carbono, assim que estiverem disponíveis em escala”, declara Pierfrancesco Vago.

Comparado aos combustíveis marítimos padrão, o GNL praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre e partículas finas, reduz bastante os óxidos de nitrogênio e ainda atinge uma redução de CO2 de até 25%. O GNL também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo carbono, como hidrogênio verde, GNL sintético e células de combustível.

Eficiência energética em sua essência

Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi projetado com um formato de casco inovador para minimizar a resistência na água.

O MSC World Europa também incorpora uma variedade de equipamentos para otimizar o uso de energia em todo o navio. Esses incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar-condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio no navio. Ele utiliza iluminação LED, controlada por sistemas de gerenciamento inteligente para melhorar ainda mais a economia de energia.

O navio também será equipado com sistemas aprimorados de coleta automática de dados para monitoramento remoto de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra, em tempo real, para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e o uso de GNL permitirão um desempenho operacional muito superior aos critérios exigidos pela Organização Marítima Internacional (OMI) para novos navios. O MSC World Europa foi projetado para ter um desempenho 47% melhor do que o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) exigido pela regulamentação.

Sistemas avançados de tratamento de água, gestão de resíduos e outros recursos inovadores

O MSC World Europa está equipado com um avançado sistema de tratamento de águas residuais (AWTS) que atende aos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o padrão Báltico. Ele trata toda a água residual produzida a bordo para chegar ao padrão conhecido como água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro de última geração que impede a entrada de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro da OMI.

“Temos uma equipe inteira de tripulantes dedicada a implementar protocolos rígidos de gestão de resíduos, separando-os em sete tipos distintos, como vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupar esses tipos de resíduos nas instalações de gerenciamento de resíduos sólidos do navio”, diz Linden Coppell.

Além disso, o MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o GNL não está disponível e o navio precisa funcionar com gasóleo marítimo. Como o combustível GNL atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa estará sempre pronto para atender aos padrões de emissões de NOx Tier III da Organização Marítima Internacional. Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, o navio está equipado com tecnologia de conexão com energia em terra, o que nos permite minimizar o uso do motor nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.

O casco e a sala de máquinas do MSC World Europa foram projetados para minimizar o impacto acústico do som subaquático, reduzindo o impacto potencial em mamíferos marinhos nas águas circundantes.

Experiência de cruzeiro de última geração

Com tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo preparadas para o futuro, o MSC World Europa redefinirá a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos criativos nunca vistos e áreas diferentes de qualquer outro navio atualmente. O design inovador apresenta uma estrutura em forma de Y na popa que leva à impressionante Europa Promenade, uma área semi-aberta de 104 metros de comprimento, com vistas deslumbrantes do oceano. As novas cabines com varanda têm vista para a deslumbrante promenade, que apresenta uma peça arquitetônica central impressionante, a The Venom Drop @ The Spiral, um tobogã de 11 andares de altura, o mais longo dos mares.

As novidades do MSC World Europa incluem uma microcervejaria, bar de gin, bar de sucos saudáveis, empório de café e sala de chá. O navio tem 13 opções gastronômicas diferentes, incluindo dois novos restaurantes de especialidades, o La Pescaderia, que oferece frutos do mar e o Chef's Garden Kitchen, com uma culinária sazonal com ingredientes do jardim hidropônico a bordo.

Cerimônia de corte do aço do MSC World America

O nome do segundo navio da Classe World foi revelado hoje durante a cerimônia de corte do aço e a MSC Cruzeiros anunciou que o MSC World America, quando entrar em serviço em 2025, terá como destino a América do Norte.

[1] Com base no índice EEDI em gramas de CO2 por milhas náuticas e tonelagem bruta.