msc logoInformações corporativas e Área de Imprensamenu icon

MSC Cruzeiros implementa o Otalio, um novo e revolucionário sistema de gestão a bordo

05/08/2021

• A nova tecnologia automatiza as tarefas administrativas a bordo, permitindo o gerenciamento remoto pelas equipes em terra
• A plataforma pioneira cria diversas oportunidades para que toda a indústria de cruzeiros seja beneficiada

A MSC Cruzeiros implementou um novo sistema de gestão a bordo para criar uma conexão integrada entre as suas operações em terra e com toda a frota de navios, para melhorar a eficiência interna, personalizar os serviços oferecidos aos hóspedes e digitalizar informações para a tripulação. Esse sistema pioneiro foi desenvolvido para revolucionar os sistemas de gerenciamento a bordo de toda a indústria de cruzeiros.

O novo sistema, digitalizado e centrado no cliente, traz benefícios por meio de uma maior flexibilidade e automação com uma plataforma em nuvem, que permite uma configuração global em toda a frota da MSC Cruzeiros e em diferentes departamentos.

O software hospedado em nuvem, desenvolvido pela Otalio, com base em Hamburgo, na Alemanha, foi usado pela primeira vez a bordo do MSC Virtuosa, o novo navio da Companhia, e o primeiro navio, após 15 meses, a navegar em águas britânicas em sua temporada inaugural no Reino Unido, a partir de maio.

A arquitetura moderna do sistema de gestão a bordo oferece escalabilidade e flexibilidade para que muitas tarefas administrativas possam agora ser realizadas por equipes em terra, trazendo novas oportunidades para o gerenciamento de frota.

A tripulação a bordo pode centralizar todas as informações dos hóspedes em um único lugar, como, por exemplo, suas preferências de compra, rastreamento de reclamações e status de membros do Voyagers Club. A tripulação também se beneficiará de atualizações em tempo real provenientes de terra, bem como de opções para digitalizar processos, como serviços de housekeeping e menu de preços.

Daniele Buonaiuto, Chief Information Officer, da MSC Cruzeiros, disse, “Isso promete ser um cenário onde todos ganham, em que a tecnologia Otalio irá melhorar a experiência do hóspede e facilitar o dia a dia da nossa tribulação a bordo.

“Preparar o Otalio para o lançamento em nossa frota foi um grande projeto, e envolveu uma equipe de 500 pessoas dedicadas tanto a bordo quanto em terra, a maior colaboração já feita na MSC Cruzeiros.

"O resultado final compensou todo o esforço, e realmente representa a melhor gestão da mudança”.

Tony Heuer, Diretor Executivo da Otalio GmbH, disse: “Ter nosso produto mais recente agora em operação é um sonho que se tornou realidade, e não poderíamos estar mais animados para vê-lo em ação. É uma grande conquista para toda a equipe da Otalio o fato de termos desenvolvido uma solução a bordo que cobre todos os aspectos relacionados aos hóspedes e o gerenciamento de tripulação, apropriado para dar suporte aos navios de cruzeiro contemporâneos maiores, bem como navios menores de luxo. Graças à arquitetura de ponta do nosso sistema, estruturado em torno da complexidade única de um ambiente de navio de cruzeiro, muitas tarefas administrativas agora podem ser realizadas por equipes em terra, trazendo novas oportunidades para o gerenciamento da frota. ”

“Queremos agradecer à equipe da MSC Cruzeiros por sua confiança e cooperação durante os últimos dois anos e meio de esforços intensos. Nada disso teria sido possível sem o compromisso e o apoio de toda a Organização, tanto em terra quanto a bordo. ”