msc logoInformações corporativas e Área de Imprensamenu icon

MSC Cruzeiros celebra a chegada do MSC Meraviglia, navio que marca o começo da segunda fase do crescimento da companhia

12/06/2017

Nove milhões de horas-homem trabalharam em um período de três anos para entregar o navio, que é o maior já construído por uma companhia de cruzeiros europeia e o maior a começar a navegar em 2017

Hoje, no estaleiro da STX France em Saint-Nazaire, na França, a MSC Cruzeiros, a maior companhia privada de cruzeiros do mundo, baseada na Suíça, e líder de mercado na Europa, América do Sul e Sul da África, recebeu oficialmente o MSC Meraviglia. Durante a Cerimônia da Bandeira do navio, que presta homenagem a uma tradição marítima centenária, o mais novo transatlântico da companhia recebeu sua bandeira oficial e bênção de boa sorte. Na solenidade, estiveram presentes o Sr. Emmanuel Macron, presidente da França, e outras personalidades do governo francês.

Com 171.598 toneladas brutas e capacidade para 5.714 hóspedes, o MSC Meraviglia, além de ser o maior navio já construído por uma companhia de cruzeiros europeia – a MSC Cruzeiros – será o maior a começar a navegar em 2017. Ele também é uma das seis novas embarcações que iniciarão suas operações entre 2017 e 2020, frutos do plano de investimentos sem precedentes da armadora. Quatro desses seis navios serão construídos pela STX France, reforçando ainda mais uma parceria de longo prazo que contemplou a construção de todos os 13 navios da frota da MSC e possibilitou à empresa um crescimento de 800%, entre 2003 e 2013.

A MSC Cruzeiros estima que o investimento total na STX France desde 2003 até 2020 somará sete bilhões de euros. Este fato fará da armadora, efetivamente, o investidor privado estrangeiro número um do país (Quando se trata de contratos de exportação). Considerando que a construção do MSC Meraviglia exigiu 1.700 trabalhadores por mês, sendo mais de 3.000 por mês durante períodos de pico, nove milhões de horas-homem, além do suprimento de uma rede de mais 400 fornecedores e subempreiteiros, os efeitos desse projeto na economia não são sentidos apenas em todo o país, mas também são multiplicados várias vezes.

Apesar de a Cerimônia da Bandeira ter acontecido hoje, o evento de inauguração do transatlântico será realizado no dia 03 de junho, em Le Havre, na França. Após esta solenidade, a embarcação começará sua temporada inaugural pelo Mediterrâneo ocidental, passando pela costa Atlântica, com paradas em Vigo (Espanha) Lisboa (Portugal), Barcelona (Espanha), Marselha (França) e finalmente Gênova (Itália). O primeiro itinerário regular de sete noites terá início no dia 11 de junho e navegará de Gênova para Nápoles (Itália), Messina (Itália), Valeta (Malta), Barcelona e Marselha, que será a última escala antes do retorno à cidade de partida, no dia 18 de junho.

“O início das operações do MSC Meraviglia é um marco importantíssimo na história e no futuro da nossa companhia. Ele representa a primeira realização de um plano de longo prazo para um crescimento significativo, que, em sua primeira fase, culminou com a MSC Cruzeiros passando a ser, há dois anos, a marca de cruzeiro número um em toda a Europa, enquanto está no caminho para um crescimento global ainda maior”, destacou Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da armadora. “Acima de tudo, devemos celebrar o trabalho de todos: desde os trabalhadores do nosso parceiro STX France, a equipe de novas construções da MSC Cruises, cada um dos fornecedores e subfornecedores que contribuíram para tornar nossa proposta realidade e a todos da companhia que trabalharam em terra e a bordo nesse maravilhoso projeto. Um time de mais de 3.000 trabalhadores por mês e mais de 400 fornecedores construíram, ao longo dos últimos três anos, o maior e mais tecnológico navio já feito por uma companhia de cruzeiro europeia. Isso merece uma comemoração”, completou o executivo.

“A entrega de um transatlântico é sempre um momento de muita emoção para o estaleiro, pois representa o resultado de três anos de trabalho intenso de nossos funcionários e dos nossos parceiros, que não economizaram esforços para entregar na data exata e nas condições de qualidade desejadas por nosso cliente, a MSC Cruzeiros, a primeira embarcação da geração Meraviglia. Beneficiado por nossos avanços em P&D do programa "Ship of the Future” e apoiado pela ADEME, esse protótipo é uma grande conquista da qual todos nós podemos ficar orgulhosos e que nos permite olhar confiantes para os próximos três navios”, disse Laurent Castaing, CEO do STX France.

Durante a cerimônia da bandeira, a flâmula do estaleiro e a bandeira francesa foram baixadas, acompanhadas do hino nacional francês, antes de Laurent Castaing entregar formalmente o navio para o dono da MSC Cruzeiros, Gianluigi Aponte. Na sequência, o Sr. Aponte passou o comando do MSC Meraviglia para o Capitão Raffaele Pontecorvo, antes da bandeira do navio e da flâmula da MSC serem hasteadas.

A honra de cortar a fita inaugural ficou para a madrinha da cerimônia, a Sra. Zoe Africa Vago, filha do Presidente Executivo da armadora e Alexa Aponte-Vago, CFO do Grupo MSC. Depois da tradicional quebra de uma garrafa de champanhe, três apitos da sirene do transatlântico sinalizaram o fim da cerimônia.

O MSC Meraviglia, 13º navio a se unir à frota da MSC Cruzeiros desde seu princípio, em 2003, possui 315 metros de comprimento, 43 metros de largura e 65 metros de altura. Ele pode navegar em uma velocidade de até 22,7 nós, foi desenhado para operar em todas as estações e atracar na maioria dos portos internacionais, oferecendo a mais extensa e emocionante gama de portos e atrativos a bordo de todos os navios da empresa até hoje.

Com o término da cerimônia da bandeira, o MSC Meraviglia segue rumo ao porto de Le Havre para a cerimônia de inauguração.